quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Mesoterapia

Mesoterapia


A mesoterapia é um tratamento com fins estéticos e terapêuticos, nomeadamente no tratamento da celulite, gordura localizada e das toxinas presentes no organismo, que consiste na aplicação local de medicamentos alopáticos ou homeopáticos a baixas doses por via intradermica.
A via mesoterápica é uma nova via de administração de medicamentos dotada de uma farmacocinética e uma farmacodinâmica próprias. Se caracteriza por prolongar os efeitos de medicamento e por aumentar a biodisponibilidade, requerendo desta forma menores doses para conseguir o mesmo efeito, gerando menor iatrogenia e permitindo uma menor frequência de administração (sessões).
Para se conseguir obter resultados satisfatórios são necessárias várias sessões teste tratamento, geralmente utilizadas uma vez por semana, não devendo o número total de sessões ultrapassar as quinze.
Relativamente á segurança, os tratamentos de mesoterapia são considerados bastante seguros, dado não só o seu reduzido número de contra-indicações e efeitos secundários como também a baixa gravidade dos mesmos.
Apesar de a mesoterapia ter um vasto leque de aplicações, nomeadamente terapêuticas, esta é essencialmente usada para fins estéticos no combate á celulite, gordura localizada e flacidez.

Principais indicações estéticas de mesoterapia

As aplicações da mesoterapia são sobretudo de cariz estético, dado os seus amplos benefícios, estando assim indicada para:
- Emagrecimento geral do corpo;
- Combate á gordura localizada, celulite e flacidez corporal;
- Tratamento dos primeiros sinais da idade, nomeadamente as rugas;
- Efeito tonificador;
- Tratamento de estrias e edemas;
- Retenção de líquidos;
- Entre outros.

Mesoterapia aplicada ao tratamento de rugas e imperfeições


As principais aplicações da mesoterapia no rosto, são os tratamentos de pequenas incorreções e o combate aos primeiros sinais da idade, como por exemplo as rugas, uma vez que com o passar da idade a produção de certos nutrientes e proteínas começa a diminuir, como é exemplo a produção de colagénio, proteína natural do corpo responsável pelo estado e aparência da pele, que sobretudo a partir dos trinta anos sofre uma significante diminuição na sua produção.
Existe um conjunto de fatores que podem contribuir para um envelhecimento prematuro do seu rosto, tais como:
- Má circulação sanguínea;
- hábitos alimentares deficientes;
- estilo de vida sedentário;
- alterações hormonais em períodos como a adolescência, gravidez e menopausa;
- exposição excessiva ao sol e ao calor;
- entre outros.
Os tratamentos de mesoterapia no rosto tem uma aplicação em tudo semelhante aos realizados em outras partes do corpo, uma vez que também consistem na aplicação de micro-injeções.
Antes de mais importa referir que apesar da mesoterapia ser um tratamento minimamente invasivo e indolor, poderá resultar em pequenas marcas na cara, que, na generalidade dos casos, tenderão a desaparecer ao fim de alguns dias.
Segundo diversos especialistas na área da saúde e da estética, os tratamentos de mesoterapia realizados no rosto poderão resultar, não só numa perda de flacidez e sensação de pele esticada, sensação muito semelhante a de um lifting, como também numa melhor aparência da sua pele facial.
Importa relembrar que apesar de todos os benefícios que a mesoterapia poderá trazer para o seu rosto, estes são temporários, uma vez que o envelhecimento é um processo irreversível, devendo por isso ser encarado com toda a naturalidade.

Precauções

l  Não tomar banho no mesmo dia
l  Banho de sol somente 72 horas após o tratamento
l  Não fazer massagem, piscina, exercícios físicos, etc., no mesmo dia.
l  Não aplicar em Grávidas
l  Não aplicar na amamentação.



Custos e duração
Antes de mais importa referir que o custo de uma mesoterapia está intrinsecamente relacionado com a duração da mesma, uma vez que quanto mais sessões forem necessárias maior é o custo da mesoterapia.

A maioria das clínicas e centros de estética, alerta para a necessidade de realizar entre sete a dez sessões no rosto e dez a doze sessões no corpo, para a obtenção de resultados satisfatórios.

Cada sessão pode durar entre 20 a 40 minutos, dependendo de cada paciente.

Cada sessão tem o preço de 25 euros.


Drenagem Linfática Manual

Drenagem Linfática manual


A drenagem linfática é, hoje em dia, uma técnica de massagem com inúmeros adeptos não só devido á sua função drenante, como também em parte por ter efeitos relaxantes e analgésicos, sendo utilizada por inúmeros profissionais ligados a saúde e estética, nomeadamente enfermeiros, fisioterapeutas, esteticistas e massagistas, não sendo de estranhar que faça parte dos serviços prestados por muitas clínicas e centros de estética.
A drenagem linfática pode ser realizada de forma manual ou automizada, sendo que a primeira, consideravelmente mais popular, consiste em movimentos suaves e precisos, realizados manualmente, que ajudam a estimular a circulação do sistema linfático, contribuindo assim para a eliminação da celulite, prevenindo o aparecimento de varizes e estrias e evitando a retenção de líquidos muito comuns na mulher.




Em que zonas do corpo se pode realizar uma drenagem linfática manual


À semelhança de outros tratamentos estéticos não invasivos, a drenagem linfática pode ser realizada em quase todas as zona do corpo, desde que exista uma camada de gordura, podendo os resultados desta varia de acordo com diversos factores.
Cada sessão de drenagem linfática deve centrar-se numa determinada zona do corpo, previamente definida, uma vez que só assim os resultados da drenagem linfática serão os pretendidos.
Assim a drenagem linfática terá de ser realizada de forma individual e local, numa determinada zona nomeadamente nas ancas, coxas, glúteos, costas, estômago, abdómen, entre outros.
O abdómen e as coxas, são as zonas que apresentam resultados menos satisfatórios, uma vez que estas são das áreas do corpo onde se propicia uma maior acumulação de gordura.


Resultados da drenagem linfática manual

Quanto aos resultados de uma drenagem linfática, será expectável que após algums sessões de tratamento, note uma clara evolução no que respeita a diminuição da celulite e da gordura localizada, sendo expectável que vá gradualmente perdendo algum peso e alguns centímetros nas zonas tratadas.

Será ainda importante recordar que a drenagem linfática, desde que feita por profissionais especializados, não deve causar dor nem hematomas, caso tal aconteça esta não estará muito provavelmente a ser realizada por profissionais especializados.





Vantagens da drenagem linfática manual

A drenagem linfática consiste numa técnica de massagem do foro terapêutica e estético, podendo contribuir para o seu bem estar psicológico e físico, uma vez que ajuda a moldar a sua silhueta.
Alguns dos benefícios e vantagens que encontramos na drenagem linfática são:
- Diminuição do período de recuperação de lesões e cirurgia estética e plástica;
- Alivio do inchaço das pernas, braços, joelhos e tornozelos, resultantes do excesso de peso ou da exagerada actividade física;
- Combate á celulite e gorduras localizadas;
- Fortalecimento do sistema imunitário, através da eliminação das toxinas presentes no nosso corpo;
- Tratamento de enxaquecas e dores de cabeça;
- Função relaxante;
- entre outros.




Apesar de todos os benefícios e vantagens da drenagem linfática expostos a que por ventura mais se destaca é a função de combate á celulite e gordura localizada, problema que afecta muitas mulheres e homens dos nossos dias.



Contra-indicações da drenagem linfática manual

Relativamente às contra-indicações da drenagem linfática, esta é genericamente contra indicada nos casos de pessoas que padeçam de:
- Tumores;
- Abcessos;
- Nódulos;
- Tuberculose;
- Processos infecciosos e inflamatórios agudos;
- Edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas não controladas;
- Insuficiência renal aguda;
- Trombose venosa profunda, flebites e tromboflebites agudas;
- Erisipela em fase aguda;
- Insuficiência cardíaca;
- Menstruação abundante;
- Grávidas;
- Asma brônquica e bronquite;
- Hipotensão arterial;
- Afeções da pele;
- Estados febris.

Uma vez que, dada a pressão exercida nesta técnica de massagem, tal pode ter um efeito prejudicial sobre os elementos expostos.



Custos e duração da drenagem linfática manual

Cada sessão tem o preço de 18 €.

A duração de cada sessão pode durar cerca de uma hora, dependendo de cada paciente e da zona a tratar.

Tratamento Facial

Tratamento facial



A pele é a primeira barreira do nosso organismo com o meio externo. A hidratação é o cuidado mais importante que devemos ter com ela.
Antes de mais importa referir que a pele tem como principais funções proteger, regular e reservar o nosso organismo.
Todas as peles são diferentes e estão submetidas diariamente a agressões constantes: a poluição, o Sol, o vento, o fumo dos cigarros, o ar condicionado, etc.

Uma pele suja é uma pele com pontos negros, pequenas borbulhas, baça, sem brilho, espessa e sem vida. Os cremes dificilmente actuam e sente-se a necessidade de uma boa limpeza.



Apesar do envelhecimento da pele ser um processo irreversível e natural, podemos atenuar alguns desses sinais da idade de diferentes formas.


No nosso espaço disponibilizamos um programa completo para tratar e cuidar da sua pele como um todo: limpamos, tratamos, nutrimos e protegemos a sua pele.

Os procedimentos utilizados, que são adaptados a cada tipo de pele e a cada situação, visam a limpeza profunda da pele, permitindo a remoção de pontos negros e comedões e termina com uma hidratação facial.
Estão indicado para todo tipo de pele, devendo ser realizados cerca de, pelo menos, duas vezes por ano, ou tão de acordo com as necessidades da sua pele.

Uma limpeza de pele deve ser feita com esteticistas profissionais. Ela dura em torno de 1 hora e consiste nos seguintes passos:
·         limpeza superficial: retirada de maquilhagem e outros elementos na camada superficial da pele.
·         esfoliação: produtos especiais removem as células mortas na superfície da pele.
·         desincrustação: cremes específicos amolecem a superfície da pele, facilitando a retirada dos pontos negros e comedões.
·         extracção: retirada dos pontos negros e comedões. Pode ser feita com as mãos ou com aparelhos. Os comedões podem ser “fechados” e, portanto, tem que ser abertos com uma microagulha para serem retirados.
·         máscaras: a limpeza é finalizada com uma ou mais mascaras. Servem para acalmar, hidratar e recuperar a pele, restaurando as condições ideais da pele e protegendo-a.

Conselhos:

- Quem tem uma pele normal deve fazer uma limpeza no final de cada estação;

- Quem tem algum problema na pele (pontos negros, comedões, acne, etc) deve fazer uma limpeza 1 vez por mês;

- Uma semana/ quinze dias antes de ir para a praia deve fazer-se uma limpeza de pele. Quando acabar o tempo de praia deverá fazer-se também uma limpeza de pele;

- No final de um dia de praia deve chegar-se a casa e fazer uma exfoliação facial e corporal para retirar as células mortas que estão queimadas. Assim evita ficar com manchas e o bronzeado dura mais tempo;

- NUNCA fazer uma limpeza de pele e apanhar logo sol, pois o rosto e o corpo poderá ficar com manchas.



Duração de cada sessão e Preço

Cada sessão pode durar entre 1 hora e 1hora e meia, dependendo de cada tipo de pele.

Limpeza de pele – 18 €
A limpeza de pele é a base de todos os tratamentos de rosto, não é nada mais do que uma limpeza profunda, onde é dada particular atenção aos poros e à sua desobstrução. Os produtos utilizados são seleccionados conforme o tipo de pele em questão e a sua aplicação ganha, inevitavelmente, contornos de uma suave massagem, terminando com uma hidratação extrema.

Hidratação de pele – 15€

A hidratação de pele é o tratamento perfeito para fazer a transição entre estações, é particularmente eficaz quando aplicado depois do Verão – devido à exposição solar, banhos de mar e piscina – e no final do Inverno – devido às temperaturas mais agrestes – devolvendo à pele o seu equilíbrio natural e uma hidratação luxuosa para enfrentar, com saúde e beleza, o resto do ano

Massagem de Estética/ Modeladora

Massagem de estética

A maior parte dos problemas estéticos surge devido a fatores ambientais, culturais, genéticos, psicossociais e idade. Assim sendo, a massagem não deve ser utilizada como único recurso para um tratamento estético. O profissional deve estar preparado para orientar o paciente quanto a cuidados com a alimentação, a prática de atividades físicas, o consumo de água, a utilização de filtro solar, entre outros.



A massagem estética desobstrui os poros, deixa a pele hidratada e mais delicada. Vai atuar sobre as células mortas, apressando sua eliminação, estimula a circulação sanguínea ocorrendo hiperemia local. Atua na eliminação de retenção de líquido devido a sua atuação no sistema linfático. Quando é corretamente aplicada pode utilizar-se com cosméticos lipolíticos onde os efeitos benéficos da massagem estética corporal são intensificados.


Indicações da massagem de estética

- Combater a celulite
- Combater a gordura localizada
- Hidratar a pele
- Relaxar e tonificar os músculos
- Ativar a circulação sanguínea
- Ajudar a combater a flacidez
- Prevenir estrias e varizes



O uso das ventosas em estética é indicado nos tratamentos de gordura localizada, celulite e como tratamento de relaxamento. Associado com óleos essenciais que são usados na técnica da massagem, obtêm-se resultados muito visíveis!

A ventosa é utilizada para produzir o “efeito massagem” que consiste em mover as ventosas sobre superfícies grandes e lisas do corpo, tais como as costas e as coxas, nestes casos são utilizadas ventosas de boca média a grande, e em primeiro lugar deve-se lubrificar a zona do corpo que se vai massajar. Esta massagem tem o efeito de remover a pele ressacada pela abertura dos poros e pela transpiração. Mecanicamente, aumenta o fluxo da linfa, reduzindo o edema, mantém a flexibilidade dos músculos, retira as adesões e as fibroses e mobiliza o funcionamento dos órgãos, descongestiona os bloqueios de energia, activa a circulação e o funcionamento geral do corpo.

A aplicação das ventosas deixa frequentemente uma marca púrpura na pele aonde esta foi sugada, isto é normal e vai desaparecer sem tratamento especial. Se a marca for muito profunda, as ventosas não devem ser colocadas de novo nesse local enquanto subsistir a marca.




Contra indicações da massagem de estética

- Pressão alta
- Varizes
- Pacientes cardíacos
- Inflamação
- Processos cancerígenos
- Estado febril
- Pós cirúrgico
- Menstruação abundante
- Gestação
- Osteoporose



Duração de cada sessão e Preços

Os resultados da massagem estética serão visíveis e duráveis se houver frequência nas sessões, um número de tratamentos mínimo e se houver cuidado com a alimentação.

Cada sessão pode durar entre 30 a 45 minutos, dependendo de cada paciente.

Cada sessão tem o preço de 20 euros.